domingo, maio 27, 2007

O meu testemunho mais importante

Durante anos fui agnóstico. Não me preocupava em meditar sobre questões espirituais. Centrava os meus raciocínios em compreender a realidade social e a minha acção em integrar movimentos que lutavam por justiça social e aspiravam responder às necessidades materiais mais sentidas no meio onde vivia. Até os 27 anos fui dirigente associativo. Nos anos seguintes dediquei-me à actividade política. Ingressei no Partido Comunista Português e durante 10 anos fui seu funcionário. Naquele Partido desempenhei cargos dirigentes e de 1990 a 2001, fui seu candidato a diferentes eleições, eleito e chamado a exercer cargos públicos.
O ano de 2000 marcou o início do abalo das minhas convicções. Acreditava na capacidade humana em construir uma sociedade justa, de paz e de alegria. Sabia não estar tal sociedade no horizonte imediato mas acreditava na força do ideal, nos amigos e companheiros que comigo faziam o percurso, no avanço da história rumo à sociedade idealizada. Descobri de forma dramática a Verdade que está escrita: “não confieis em príncipes, nem em filhos de homens, em quem não há salvação”.
Em Janeiro de 2001 um novo acontecimento acrescenta dor à tristeza em que vivia: o falecimento do meu pai. No final desse ano traumático decido abandonar a actividade política. Concretizo a decisão após mais uma derrota dum projecto autárquico que acreditava ser vitorioso e no qual me refugiara e me empenhara.
Começar tudo de novo era o meu objectivo. Mas, as coisas continuavam a não correr bem: a proposta de trabalho que tinha não se concretizou e fiquei desempregado. Após algum tempo de inactividade obtenho um emprego numa profissão que nunca tinha exercido e que está longe de corresponder às minhas expectativas. A exigência e a responsabilidade são grandes e, muitos são os momentos frustrantes. Dedico ao trabalho mais e mais horas do dia e da noite.
A tristeza que sentia na época era algo indescritível. Mas o quadro não estava ainda completo. Em Setembro de 2002, é-me diagnosticado um tumor e a urgência duma operação cirúrgica para a nefrectomia total do rim direito.
Agora não era só a minha tristeza. Era o sofrimento que causava a quem amo. Era demais!
Mas, numa noite em Outubro ao jantar num restaurante de Lisboa senti uma paz inexplicável. Nesse restaurante repleto de clientes e exíguo no espaço, dei comigo a falar à minha esposa palavras de conforto, de esperança e de confiança na vida futura.
Falei-lhe da forma milagrosa como o tumor me fora detectado e que os médicos consideraram tratar-se dum “achado radiológico”. Eu tive uma única cólica renal no rim esquerdo e os exames que realizei por ter tido essa cólica revelaram a doença no outro rim. O esquerdo estava bom e recomendava-se. Nenhum outro sintoma houve que me alertasse para a terrível doença que estava no meu corpo.
Naquele jantar dei comigo a testemunhar à minha esposa da existência dum Deus bom para comigo. Eu, um descrente, ali estava a falar na certeza da existência de Deus e de Ele ter um propósito para a minha vida.
Pouco tempo depois vivi uma nova experiência marcante. No meu local de trabalho recebi a visita duma prima que é crente em Jesus Cristo. Ela veio me dizer simplesmente que eu não estava só na luta pela minha vida. Um grupo de pessoas estavam a orar por mim. Embora, não estivesse habituado a ouvir tal coisa, não estranhei a conversa nem a comunicação que ela me estava a fazer. É que eu sabia no meu coração que as suas orações já haviam sido respondidas e já não era a doença que me preocupava mas sim a fome que me possuía em querer conhecer mais deste Deus até então desconhecido.
Em 10 de Janeiro de 2003 fui operado com sucesso. O cancro, embora maligno, fora detectado no tempo certo e nenhum tratamento adicional foi necessário até hoje.
Há um livro na Bíblia chamado “Apocalipse”. Nele está escrito o seguinte: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e com ele cearei e ele comigo”.
Naquele jantar de Outubro, senti-O à porta, ouvio-O e convidei-O a entrar na minha vida. O meu testemunho resume-se ao seguinte: Cristo Jesus vive e é o meu Senhor. Quem o buscar de todo o coração encontrá-lo-á.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sem palavras. Agora sou eu que digo que os amigos (aqueles do coração) são muito importantes na nossa vida, e tu és um deles. Que o senhor Deus te proteja e abençõe.

Um abração

Anónimo disse...

Lindo palavras para quê??? Está tudo lá. Sem Deus nas nossas vidas nada somos. Maravilhoso testemunho. Que muitos possam passar por aqui e ler, quem sabe possam ser tocados como tu um dia também foste.
Que Deus te abençoe muito amigo / irmão.
Sabes que são muito importantes para nós.
Fica bem. Fica com Deus.
Ana (anita amor fraternal)

Marlene Maravilha disse...

Que lindo testemunho!!!!Convido-te a conheceres o meu!
Deus é soberano, e conhece-nos pelo nome; e sabe também com quem pode contar para continuar a sua história e aliviar a dor de muitos!
A Deus toda a honra!
abraços brasileiros em Cristo,

A Flor disse...

Sniff!! Sniff!! Que testemunho de vida... que mudança radical aconteceu na tua vida, meu amigo e irmão!!! Tal como Saulo a caminho de Damasco, não é?

Eu entendo-te Alfredo, oh como eu sei o que sentiste naquela hora... na hora do ENCONTRO.... do maravilhoso encontro com JESUS CRISTO! :)

Muitos pensarão, como é possível, alguém dar uma "reviravolta" tão grande à sua vida, não é? mas os que assim pensam, meu amigo, meu irmão, ... esses não sabem, infelizemnte AINDA NÃO SENTIRAM a prsença viva e bem real de Cristo nas suas vidas, não é?!Mas eu, tu, e a família, a grande família que Deus nos deu.... nós já sabemos, nós já sentimos, nós já "inalamos" em todo o nosso Ser, o perfume... o maravilhoso perfume do Senhor!

Bem, Alfredo, ao ler o teu testemunho, emocionei-me e entristeci-me ao mesmo tempo!

Emocionei-me, porque é MARAVILHOSO....sentir o AMOR DE DEUS NA NOSSA VIDA, A SUA FIDELIDADE PARA CONNOSCO, A SUA GRAÇA E MISERICÓRIDA...É MARAVILHOSO, PUDERMOS CONTAR COM AS SUAS PROMESSAS.... quando se ACREDITA E AMA, verdadeiramente JESUS CRISTO, todo o nosso Ser rejúblia, todo o nosso Ser anseia por ELE... ELE, CRISTO, é sem dúvida nenhuma o meu e também o teu SENHOR E SALVADOR PESSOAL! É gratificante ter-te como meu irmão, como meu amigo. Obrigado :)

Mas também digo que fiquei triste!!
:( Pois é!... fiquei mesmo triste, porquê? porque gostava que todos aqueles que amo, que TODOS OS HOMENS no mundo, vivessem e sentissem.... aquilo que nós, que tu e eu, já experimentamos um dia!...O PODER E O AMOR DE DEUS EM NÓS! Por isso, por isso, não me canso de lhes falar do Senhor... de lhes dizer.. que ainda estão a tempo, a tempo de o encontrarem, a tempo de lhes abrirem a porta dos seus corações, para que... novas CRIATURAS EM CRISTO POSSAM SER! :D

Alfredo, fico tão contente, mas mesmo contente, por saber que voltaste a "regar" este teu doce e sábio cantinho!...

A Palavra de Deus diz-nos que a seara é grande e que os ceifeiros são poucos, por isso, toca a trabalhar para o Senhor!.. :)

Beijocas floridas no teu coração

Flor

A Flor disse...

Voltei para te dizer que ACHO A MÚSICA LINDÍSSIMA.

:) Flor

Anónimo disse...

Ser feliz não é ter vida perfeita.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, frustações e perdas.
Ser feliz é deixar de ser vítima e tornar-se autor da sua própria história.
Ser feliz é uma conquista e não uma obra do acaso.
(Augusto Cury)

Um forte e grande Abraço.

Orlando Duarte

Anónimo disse...

É preciso coragem para escrever isto, gostei francamente e peço a Deus a força e a coragem, para que um dia O possa aceitar dessa maneira tambem. Força amigo e irmão
que Deus o abençoe e Jesus o guarde. Bem como ao resto da sua bonita familia
Caqueiroz

A Flor disse...

Amigo Orlando e Leonor, não é que afinal vocês até SABEM DIZER COISAS LINDAS!! :D

Acredito que um dia destes, estarei a visitar o blog do nosso amigo Orlando, já vi outros começarem por bem menos! lol lol :)

Fico tão contente :)) por ver e saber que o nosso querido Orlando, nos vem visitar :D

Beijinho para o casal Mira e Alfredo e Orlando e Leonor, com muitas bênçãos do nosso PAI. :))


Com carinho e imensa admiração

Flor

Paulo Costa disse...

Olá Alfredo! Eu sou o Paulo, e estou a visitar o seu blog por indicação de uma amiga. Gostei imenso de ler o seu testemunho. Fico feliz por ter encontrado(ou por ter sido encontrado)pelo Senhor Jesus Cristo. Que Deus abençoe a si e à sua família.
Um grande abraço!