quarta-feira, novembro 29, 2006

Chavecito – o boneco revolucionário



Lemos no jornal O Público de nº 6089 de 28 de Novembro último, que na campanha para as presidenciais venezuelanas de domingo, o maior êxito é um boneco de Chávez a quem se pode mudar a roupa e pôr a cantar o hino da Venezuela ou a debitar frases do Presidente-candidato. “Chavecito” é o nome do boneco disputado por crianças e adultos, e isto apesar de não ser oferecido (custa entre os 10 e os 20 euros).
Este boneco está a transformar-se, inclusive, em presente de Natal para os mais pequenos.
Surpreendente? Ridículo? Ideia genial?
Os seres humanos são uns sonhadores inveterados. É a esperança no amanhã que nos sustenta. Na Venezuela, como em muitos outros pontos do planeta, é a esperança na construção duma sociedade mais justa e perfeita através de esforços puramente humanos que movimenta multidões. Hugo Chávez é a personagem que dá expressão a esses esforços para muitos milhares de venezuelanos que o apoiam e “Chavecito” o ídolo encontrado para representar essa esperança. Quem o concebeu sabe que os humanos muito facilmente caem na necessidade de construir os seus próprios ídolos que supostamente lhes vão dar justiça e paz. A receita não é nova mas, infelizmente, é repetidamente um êxito entre os povos.
Há cerca de 3.400 anos Deus libertou o povo hebraico do jugo egípcio. Moisés foi o homem escolhido para protagonizar o êxodo daquele povo rumo à terra prometida. Ao longo da caminhada muitos foram os sinais dados por Deus pela mão do profeta. Estava claro para aquele povo que a salvação não vinha da mão humana mas sim da mão divina. Quando, porém, Moisés se ausentou por um período mais longo, privando o povo da sua liderança, logo este, perante as primeiras dificuldades, exigiu novas referências para os guiar tende construído e adorado um bezerro de ouro (leia A Bíblia no livro de Êxodo, capítulo 32).
Infelizmente, continuamos a recorrer aos bezerros de ouro, no caso que deu o mote a este artigo, aos “chavecitos”…

1 comentário:

A Flor disse...

Deus fala-nos de muitas formas e maneiras!

Beijinho florido da mana Flor :D